Meus preparativos para a expedição de escalada do Aconcágua, montanha com 6.962 mts, na virada do ano. Periodicamente vou tentar publicar aqui imagens e relatos de viagem. Feliz Ano Novo, Abraço a Todos e Buona Fortuna 2007!!! Ivan Schiappacasse Bornes.

17.12.06

A 5 dias do inicio...
Estou contando os dias, mas ainda não sinto a pressão e ansiedade que, acho, deveria estar sentindo, penso que ainda estou muito envolvido com o dia-a-dia ensurdecedor.
Meu check-list do equipamento já foi feito mil vezes, negociação do equipamento alugado, reservas, cronograma em Mendoza para agilizar documentação e permissões...
Leio tudo o que posso sobre a montanha, sobre congelamentos, sobre alimentação, e principalmente relatos das experiências de escaladores de alta montanha.
O Aconcágua não é o Everest, mas também não é um morrinho... é a montanha mais alta do mundo fora do Himalaya.
Com certa superstição, prefiro não falar muito sobre alcançar o cume.
Não falo mas penso muito sobre o cume ultimamente. Apesar que digo para as pessoas que o importante é viver a experiência, é claro que ambiciono o cume, me preparei para isso. E ao mesmo tempo procuro a humildade necessária para reconhecer meus limites. Acredito que a humildade é a chave da montanha. Espero ter essa chave... Isso é a montanha.
"Aquele que cresceu nas montanhas pode viver durante anos na cidade, desenvolver um trabalho científico e enriquecedor de sua inteligência, mas o que não pode fazer é permanecer eternamente lá embaixo. Quando vê aparecer o sol entre as nuvens e sente o vento no rosto, sente como uma criança com novas aventuras nas montanhas. Comigo acontece exatamente isso"
Reinhold Messner
"Se alguém me perguntasse qual a utilidade de se escalar, ou de se tentar escalar o pico mais alto do mundo, eu seria obrigado a responder: Nenhuma! Não há nenhum objetivo científico a ser alcançado; é simplesmente a satisfação do impulso de realização, o desejo indomável de ver o que jaz além, que sempre pulsa no coração do homem. Com ambos os pólos alcançados, o poderoso cume da cordilheira do Himalaia permanece como a maior conquista disponível ao explorador."
George Leigh Mallory
Mallory e Irvine durante a escalada ao Everest que custou a vida dos 2 em 8/06/1924
Certo dia, depois de centenas de vezes que lhe perguntaram por que ele queria escalar o Everest, ele deixou sua habitual cordialidade e fineza e disse zangado: "Por que ele está lá!"